SOBRE NÓS

Conheça a nossa história

Fundada em 1923 por Alfredo Hering em Blumenau, Santa Catarina, a Hering Harmonicas rapidamente se destacou na fabricação de gaitas de boca, tornando-se referência tanto no Brasil quanto no exterior. Inicialmente, a empresa produzia para o mercado local, mas a qualidade dos instrumentos logo a levou a explorar a exportação. Na década de 1940, a Hering alcançou um marco ao ser selecionada para fornecer a harmônica “The Verity” ao exército americano durante a Segunda Guerra Mundial, consolidando sua reputação no mercado internacional.

Em 1960, a renomada empresa alemã Hohner adquiriu a Hering, aproveitando o know-how brasileiro e expandindo suas operações para os Estados Unidos e outros mercados. Sob a gestão da Hohner, a Hering viveu uma fase de expansão e inovação em exportação.

No entanto, com a decisão da Hohner de encerrar as atividades no Brasil ao final dos anos 1970, a Hering passou por uma série de mudanças administrativas. Vale destacar a menção da empresa em 1975, quando o icônico apresentador Sílvio Santos elogiou a marca no programa Boa Noite Cinderela, atribuindo-lhe a nota máxima em brinquedos musicais. Já na década de 90, mantendo o compromisso de qualidade dos produtos e a equipe de artesões, a fábrica de Gaitas foi comprada pelo empresário Paulista Alberto Bertolazzi, o qual ficou a frente da empresa até final de 2016.
Horst e Carol Schreiber – CEOs da SHG Hering
Já em 2017, a empresa foi comprada pela SHG Indústria e Comércio de Instrumentos Musicais LTDA, sob a liderança de Horst Schreiber, que, com sua vasta experiência de 45 anos em fabricação de instrumentos, rejuvenesceu a marca. A origem do nome SHG está nas iniciais de Schreiber, Horst e Gaitas, representando a união entre tradição e inovação.
Em 2023, a SHG comemorou seu centenário, lançando uma nova identidade visual e uma edição especial, a gaita Special 100 Years. O evento encerrou com uma grande celebração em Blumenau, homenageando a contribuição da fábrica à cidade e ao Brasil.
Hoje, a SHG Hering, situada em um galpão de mais de 800 m² no bairro Itoupava Central em Blumenau, é a maior fábrica de gaitas da América Latina, onde dezenas de funcionários trabalham artesanalmente, assegurando a excelência sonora que distingue a marca para consumidores no Brasil e no mundo.

Linha do tempo

1923 – Fundação da Hering Harmonicas em Blumenau por Alfredo Hering.

1940 – Primeira exportação internacional e fornecimento de harmônicas para o exército dos EUA.

1960 – Aquisição pela Hohner, expandindo o mercado para os EUA e fortalecendo a marca globalmente.

1970s – Hohner encerra suas operações no Brasil, e a Hering passa por sucessivas mudanças de controle.

1975 – Merchandising da Hering feito por Silvio Santos no programa Boa Noite Cinderela

1996 – Investidores brasileiros reassumem a Hering, mantendo a tradição e os mestres artesãos.

2017 – Aquisição pela SHG Indústria, sob a liderança de Horst Schreiber, renovando o compromisso com qualidade e inovação

2023– Nova identidade e festa do Centenário Hering

2023 – Lançamento da gaita Special 100 years em comemoração aos 100 anos da empresa

Close Menu